14 fevereiro 2005

Concurso Para Docentes 2005/2006 - Parte 1

Caros amigos, leitores e público em geral,

hoje, dia 14 de Fevereiro, dá-se início a mais um "hilariante" Concurso de Docentes (ou Concurso Para Docentes, denominação adoptada pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação, doravante DGRHE).
A partir de hoje comprometo-me a relatar todos os factos que experienciarei neste (uma vez mais) "hilariante" Concurso de Docentes, repartindo, episódio a episódio, parte a parte, todo o processo pelo qual vou passar durante estes longos 7 meses que se me apresentam pela frente(se não for mais tempo... aliás, à imagem do que tem sido nos anos anteriores, tem sido sempre mais tempo, no meu caso específico e noutros)!
Quando classifico o Concurso de Docentes como "hilariante" é na medida em que as desgraças são tantas que, se fôssemos a chorar por elas, não teríamos um só problema, teríamos outro, nomeadamente, cheias (de tanta lágrima derramada pelos mais de 140.000 docentes) nas zonas baixas do nosso país, como é o caso da baixa de Lisboa (o que, porventura, seria bom dado que, ao inundar a 24 de Julho, o nosso "querido" Ministério da Educação ficaria submerso e, assim, cortava-se o mal pela raíz). Ainda assim, e seguindo uma das mais emblemáticas reacções à desgraça do povo português: "mais vale rir do que chorar" das desgraças causadas por pessoas que nós elegemos para representar cargos com resposabilidades, como esta do Concurso...
Hoje foi dia de inscrição óbrigatória no web site da DGRHE, na página que está no link no topo deste post. Se acederem a essa página tudo o que vos é pedido é, a meu ver, muito simples e fácil de preencher. Para além disso, há alguns dias atrás, esta página esteve disponível, tal e qual como está, mas apenas com a diferença que servia só para teste, numa tentativa de possibilitar um hipotético preenchimento erróneo para depois ser corrigido, por exemplo. Servia, sobretudo, para os docentes "treinarem" o respectivo preenchimento. E até aqui tudo bem, não é?
O que depois não permite com que esteja tudo bem é o facto de, neste dia, tentarem aceder a esta página da DGRHE, milhares e milhares de colegas meus para realizar a inscrição obrigatória. Isto, obviamente, vai provocar um congestionamento no tráfego de internet do nosso pequeno país.
Os meus colegas que me perdoem mas nestas alturas parecemos todos uns "canitos" a atirarem-se a um osso. Porquê? Porque com tanto tempo (uma a duas semanas, confesso que não sei ao certo) que temos para nos inscrevermos, temos quase por obrigação realizar todo o processo assim que "as portas se abrem", não é? Garanto-vos que, se fosse para pagar alguma coisa, deixavam (como bons portugueses que somos) tudo para o fim. Mas como se trata de trabalho, emprego e todas as outras formas de exploração social/capitalista que existe no nosso sistema de Educação português (e não só), bem como, o risco premente de ir para o desemprego, não há nada que nos detenha! Nada! Mesmo nada!
Então, durante quase toda a manhã, ouvi as minhas colegas (sim, porque hoje de manhã só dei aulas com colegas do sexo feminino) a queixarem-se que «é sempre a mesma coisa», «isto não melhora», «vai ser a mesma "fantochada" do ano passado», devido ao facto do (mais do que esperado) congestionamento da internet, ao tentar aceder à página da DGRHE.
Pois bem meus amigos, eu hoje já fiz a minha inscrição nas calmas, sem stress, consciente de que se não fosse possível realizar a minha inscrição hoje, amanhã seria um novo dia! Nada de alarmismos! Nada de grandes expectativas!
O Ministério da Educação já demonstrou que não tem melhoras quanto ao Concurso de Docentes, por isso, vamos "deixar a água correr" e esperar calma e pacientemente por aquilo que está para vir...
Não tendo mais nada a dizer quanto a isto...
Tenho dito! Fui!

Branco (a.k.a. Jefferson Fitipaldi)