27 outubro 2004

Proud to be American (Chapter II)

Tal como havia prometido no post anterior, tinha que continuar a linha de pensamento acerca do debate presidencial norte-americano. Este debate tinha muito mais para escrever do que aquilo que todos nós pensávamos.
Já fiz referência aos jornalistas que normalmente moderam este tipo de debates e fiz, igualmente, referência às três pequenas luzes que se encontravam por cima de cada tribuna e à frente da secretária do moderador. Em relação a estas últimas, não cheguei a desenvolver a minha tése, daí que vou fazê-lo agora.
A primeira questão que se coloca é a seguinte:
Para que servem as porcarias das luzes (verde, amarela e vermelha)?
Resposta:
Servem como orientação temporal para cada orador, neste caso John Kerry e George W. Bush, e para o jornalista/moderador, neste caso não me lembro do nome, mas sei que tinha aspecto para ter os seus 734 anos.
A segunda questão que se coloca é a seguinte:
Como é que serve de orientação temporal para os oradores e jornalista/moderador?
Resposta:
Os oradores tinham um tempo determinado, pelo jornalista, para responder às questões que eram colocadas pelo jornalista/moderador e quando as suas respostas/intervenções atingiam os 30 segundos para o limite de tempo de resposta acendia-se a luz verde, quando atingiam os 20 segundos para o limite de tempo de resposta acendia-se a luz amarela, quando atingiam os 10 segundos para o limite de tempo de resposta acendia-se a luz vermelha e quando atingiam o limite de tempo de respota a luz vermelha passava a intermitente.
A terceira questão que se coloca é a seguinte:
E onde é que isto já se viu?
Resposta:
Em lugar nenhum! Apenas e só nos Estados Unidos da América!
A qaurta questão que se coloca é a seguinte:
Mas que merda de país é esse em que se controla até o tempo de resposta dos candidatos à Presidência desse mesmo país?
Resposta:
São os Estados Unidos da América! Que outro país poderia ser?
Resposta à Resposta:
Nenhum!
Enfim, meus caros amigos, é impressionante o que estes gajos conseguem fazer para controlar até as intervenções num debate. E dizem eles que a democracia é o maior bem da humanidade. E dizem eles que vão estabelecer a democracia no Afeganistão, no Iraque e em todos os outros países do mundo onde não exista o regime democrático. Como é que eles conseguem fazer isso se a liberdade (nomeadamente a liberdade de expressão) está condenada ainda antes de nascer, quer nestes países quer nos próprios E. U. A.?
Bush, como dizem os alentejanos (e com muita razão): "Vai-t'a comer nas nalgas!"
Tenho dito (tudo acerca disto)! Fui!

Branco (a.k.a. Jefferson Fitipaldi)