Qualquer semelhança com a PIDE é pura coincidência, no que diz respeito à actuação da PSP nas instalações do Sindicato de Professores da Região Centro, ao infiltrarem-se dois agentes à paisana para retirar dois documentos (sem qualquer valor), que previam o programa da contestação marcada para hoje numa escola secundária da Covilhã que será visitada pelo Primeiro-Ministro Português, José Sócrates. Para além disso, os agentes que se infiltraram nas instalações daquele sindicato de professores, recomendaram aos contestatários que tivessem tento e cuidado com a língua, no que concerne aos nomes e adjectivos que irão utilizar para "atacar" o Primeiro-Ministro.
Assim, decidi eu próprio criar uma lista de nomes e adjectivos, tendo em atenção este aviso das autoridades:
- Primeiro vão as menos ofensivas
1.ª Sugestão - mamífero da família dos equídeos, doméstico e mais pequeno do que o cavalo, geralmente de cor cinzenta, orelhas compridas, crina curta e um penacho de crinas na extremidade da cauda;
2.ª Sugestão - apoucado de juízo ou entendimento;
3.ª Sugestão - membro de qualquer tribo pré-histórica, ou de um povo africano que vivia em cavernas ou construía moradas subterrâneas.
- Agora vêm as mais ofensivas:
4.ª Sugestão - fabricante ou vendedor de panelas de barro;
5.ª Sugestão - bode (em vez de «bode» poderia ter colocado «sino que indica haver aulas no dia em que toca, de manhã», tal como vem descrito no dicionário on-line Priberam da Texto Editores);
6.ª - rameira (ou meretriz se preferirem);
7.ª e última Sugestão - proxeneta;
Bem, e fico-me por aqui quanto às sugestões, pois considero que estas são as suficientes para o efeito! Temos de chamar "os bois pelos nomes", não é verdade?
Tenho dito! Fui!
Branco (a.k.a. Jefferson Fitipaldi)