25 junho 2008

Comentários Extremistas

Acho imensa piada ao povo português quando a sua Selecção Nacional está prestes a defrontar um Campeonato do Mundo ou, no caso mais recente, um Campeonato Europeu de Futebol. Antes de começar qualquer um destes campeonatos somos sempre, na boca do povo, a melhor equipa do mundo, com grandes capacidades e potencialidades para ganhar até o Campeonato Europeu do Chinquilho! Somos os MAIORES! Mas, basta um fracasso, como aquele do Campeonato Europeu 2008, frente à Selecção Nacional da Alemanha, em que perdemos 2 - 1 e onde, invariavelmente (ou como já vem sendo hábito), a nossa Selecção Nacional deu o seu melhor nos últimos dez minutos, para que o respectivo discurso se altere para o extremo oposto. Isto é, até ao último minuto - porque como diz o povo português: "A esperança é a última a morrer", todos os jogadores da Selecção Nacional eram uns heróis, mas assim que acabou o jogo, toda a minha gente já dizia coisas como: "Ah! Eu já sabia... Estes gajos não valem nada!", ou então, "Ganham estes gajos milhões de euros por mês... Pffff!!! São uma tristeza...", ou então, "Se me dessem o mesmo dinheiro que eles ganham a ver se eu não corria mais que eles... Nem que me esganifasse [gostaram deste neologismo - esganifasse, que vem do verbo esganifar...] todo!".
Enfim, este é o dia-a-dia português: quando temos uma expectativa mínima em relação a alguma coisa, somos MUITO BONS; quando fracassamos em alguma coisa, já toda a gente sabia e estava à espera, como forma de inteligências supremas que adivinham o futuro mas que ainda assim valeu a pena ter uma esperança que já se sabia infrutífera...
O melhor disto tudo é que toda a gente não se vai rir do que eu acabei de escrever, mas vai dizer para si, qualquer coisa como: «Bem "ráááámente" este gajo tem razão!». E isso já me deixa muito tranquilo e feliz! Obrigado.

Tenho dito! Fui!

Branco